O mês do amor chegou e não poderíamos deixar de abordar algo sobre este tema, afinal nem só de declarações vive o amor, mas de informação contundente também.
É mais comum do que imaginamos o relacionamento entre funcionários que trabalham na mesma empresa, quando isso acontece, acreditamos que tanto o funcionário quanto a empresa não sabem como agir ou processar essa informação de imediato, porém existem regras que devem ser respeitadas tanto por parte da empresa quanto do colaborador.
A primeira delas é o que afirma o artigo 5º, inciso X da Constituição Federal “são invioláveis a intimidade e a vida privada das pessoas”, ou seja, a empresa não pode interferir no meio dessa relação ou impedi-la.
No fato de dois colaboradores terem uma relação afetiva não deve ser um incômodo, no entanto, há uma grande diferença entre “namorar o colega no trabalho” e “namorar o colega de trabalho”, sendo o primeiro motivo até de demissão por justa causa, afinal namorar o colega no trabalho é antiético.
Embora não exista lei que proíba o relacionamento afetivo entre colaboradores, o ambiente de trabalho deve ser um local extremamente profissional, onde o respeito e bom senso evitam o constrangimento e demissões sem necessidade.
Já que conhecemos as obrigações relacionadas ao colaborador, não podemos deixar de citar uma parte importante no qual a empresa tem uma certa “obrigação” para evitar situações constrangedoras a todos, é interessante que a empresa possua um regime interno ou políticas que descrevem limites e o que é ou não permitido dentro da empresa.
Mesmo sabendo de tudo isso, ainda existem momentos em que as famosas “fofocas” tomarão conta do ambiente e como o colaborador deve agir? É importante saber que ao iniciar um relacionamento com um colega de trabalho, o primeiro passo seria o casal comunicar ao RH sobre isso, e dessa forma os gestores e líderes estarão cientes e evitarão as famosas fofocas.
Outra ação de extrema importância é que os colaboradores que namoram entre si, possam manter no ambiente profissional a postura, evitando carícias, beijos, abraços e até mesmo apelidos carinhosos, brigas e discussões também são prejudiciais no trabalho, evite-as.
Namorar é bom, mas deixar que este relacionamento impacta a produtividade profissional não é a melhor alternativa para ambos, foque no que precisa ser feito no trabalho e deixe as questões pessoais para quando saírem daquele ambiente.
E aí gostou deste artigo super esclarecedor?
Agora já sabe que namorar o colega de trabalho pode, mas namorar o colega no trabalho não!