1675787162_f91517_sanches

O que é o assédio moral e sexual no trabalho: como identificar e agir?

O ambiente de trabalho deve ser um lugar onde o funcionário possa exercer suas atividades com dedicação e foco, um ambiente acolhedor e criativo onde é possível aprender e crescer. No entanto, por se tratar de um ambiente onde existem pessoas de diferentes índoles as desavenças e opiniões diferentes também acabam fazendo parte do dia a dia, mas há algo desagradável e considerado crime, que ocorre mais do que podemos imaginar, o famoso assédio.

De acordo com o dicionário de língua portuguesa, no sentido figurado a palavra assédio significa: “insistência impertinente, perseguição, sugestão ou pretensão constantes em relação a alguém”. Ou seja, o assédio se caracteriza por uma importunação e perseguição constante, no ambiente de trabalho existem dois tipos de assédio que ocorrem com mais frequência do que imaginávamos, o assédio moral e o assédio sexual, ambos descreveremos a seguir para entender suas principais diferenças e como identificar se isso está acontecendo com você.

Assédio Moral

O assédio moral é uma das maiores causas de ações trabalhistas perante ao ministério do trabalho, homens e mulheres estão sujeitos a esse tipo de assédio, ele é caracterizado por uma perseguição constante e humilhações no ambiente de trabalho, esse tipo de conduta afeta a saúde física, mental e profissional, o comportamento do agressor pode ser em palavras. gestos ou escrito.

Para que entenda a seguir temos alguns exemplos de ações consideradas assédio moral.

Atribuir de propósito e com frequência, tarefas inferiores ou distintas de suas atribuições;
Agredir verbalmente, dirigir gestos de desprezo, alterar o tom de voz;
Desconsiderar problemas de saúde ou recomendações médicas na distribuição de tarefas.

O assédio moral, embora aconteça com ambos os sexos, já foi constatado que as mulheres sofrem assédio até 65% a mais do que os homens.

Quando um trabalhador está sofrendo assédio moral, é recomendado que o mesmo busque ajuda de colegas, familiares e até mesmo autoridades locais. Ao identificar que está sendo vítima de assédio moral é importante que a vítima anote detalhes das humilhações, nomes, locais e situações, como também gravar as agressões e conseguir testemunhas.

Assédio Sexual

O assédio sexual de acordo com o art. 216-A do Código Penal conceitua-o como: “Constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o agente da sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função”.

As pesquisas mostram que mais uma vez as mulheres estão sob alto índice de assédio sexual, chegando a 75% no ambiente de trabalho, embora a maioria dos casos sejam de pessoas no mais alto nível hierarquico, é comum ocorrer entre colaboradores.

Muitas mulheres não sabem, mas até mesmo uma passada de mão sem consentimento da vítima é considerado estupro. Portanto, se percebeu que está sendo perseguida, recebendo cantadas e até mesmo sendo forçada a fazer determinadas ações, busque imediatamente ajuda e denuncie.

De acordo com uma pesquisa recente, ambos tipos de assédio são cometidos por chefes ou pessoas que possuem um nível de hierarquia maior do que o colaborador.

Assédio é crime, denuncie!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *